Conversas de Cinema
O CurtaLab promove encontros com artistas renomados do audiovisual, nas "Conversas de Cinema", momentos raros de troca de saberes e experiências entre os participantes e os nossos convidados.

Terça-feira (22/04), 16h30 - 18h00
Gabriel Mascaro
Recifense, Mascaro iniciou sua carreira no audiovisual em 2008 e, desde então, assinou a direção e roteiro de filmes aclamados, em curta e longa-metragem, entre documentários como “Um Lugar ao Sol” (2009) e “Doméstica” (2012), e ficções. Seus filmes já conquistaram cerca de 50 prêmios internacionais, entre eles o prêmio especial do Júri de Veneza (“Boi Neon”, em 2015) e a menção honrosa no Festival de Locarno (“Ventos de Agosto”, 2014). “Boi Neon” foi destacado na lista dos 10 melhores filmes do New York Times, em 2016, mesmo ano em que o diretor teve sua obra celebrada em uma retrospectiva no Lincoln Center, em Nova York.
Recentemente, o cineasta e roteirista pernambucano foi premiado com o Urso de Prata (Grande Prêmio do Júri) no Festival de Berlim por “O Último Azul”, seu longa mais recente.

Quarta-feira (23/04), 16h30 - 18h00
Bárbara Wagner
Bárbara Wagner é uma artista visual que trabalha em dupla com Benjamin de Burca (Alemanha). A dupla é responsável pela direção de curtas celebrados e premiados, como “Swinguerra” (2019)”, “Terremoto Santo” (2017), “Estás Vendo Coisas” (2017) e “Faz que Vai” (2015). Há mais de uma década, a dupla produz filmes e videoinstalações em diálogo com outros artistas e coletivos ligados ao som e à cena. Juntos, eles desenvolveram um método de pesquisa que parte da investigação e observação documental, construindo a direção, o roteiro, os figurinos e as trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto. Suas obras foram exibidas no prestigiado Festival de Berlim (2019, 2018 e 2017) e Festival de Locarno (2019) e estão espalhadas pelo mundo todo, fazendo parte das coleções permanentes da Kadist Art Foundation, (FRA); The Arts Council Collection (IRL); Pérez Art Museum (EUA), Museo Reina Sofia, (ESP) e MoMA (New York).
Em 2019, Bárbara e Benjamin representaram o Brasil na 58ª Bienal de Veneza, além de já terem exposto em mostras individuais no Stedelijk, Amsterdam (2019), Museo Jumex, Cidade do México (2019); New Museum, New York (2022) e SESC Avenida Paulista (2025).

Quinta-feira (24/04), 16h30 - 18h00
Juliana Rojas
É roteirista e diretora com vasta experiência na realização de curtas-metragens, longas e séries. Seu filme mais recente é o longa “Cidade; Campo”, vencedor de Melhor Direção da seção Encounters do Festival de Berlim e Prêmio da Crítica do Festival de Gramado, ambos em 2024. Sua trajetória conta com muitos outros títulos premiados, como os curtas “O Duplo” e “A Passagem do Cometa” e o longa “Sinfonia da Necrópole”, nos quais assinou o roteiro e a direção. Ao lado de Marco Dutra, também realizou curtas como “O Lençol Branco” e “Um Ramo” e os longas “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras”, que venceu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno, em 2017. Como roteirista participou das séries “Supermax” (Globo), “3%” (Netflix) e “Boca a Boca” (Netflix), tendo também dirigido episódios dessa última.